Como Estudar A Palavra


Quando alguém está estudando uma passagem da Escritura, um padrão bem básico, mas útil, é seguir o processo de observar, interpretar e aplicar.


OBSERVAR

Isso é bem direto: observe o que a passagem está dizendo e descrevendo.
Primeiro, leia uma porção das Escrituras, depois volte e faça algumas observações iniciais sobre a passagem: quem são os personagens? O que está acontecendo? Onde isso está ocorrendo? Revisite a parte do seu cérebro que abriga tudo o que você aprendeu sobre crítica literária. Lembre-se de fazer algumas perguntas básicas de observação: "quem – o que – quando – onde – por que - como?"

QUEM está falando? Sobre quem? Quem são os personagens principais?
QUAL é o assunto ou evento coberto no capítulo? O que você aprende sobre as pessoas, eventos ou ensinamentos?
QUANDO os eventos acontecem ou aconteceram?
ONDE os fatos aconteceram ou acontecerão? A partir de onde algo foi dito?
POR QUE algo está sendo dito ou mencionado? Por que isso aconteceu? Por que naquele momento e para essas pessoas?
COMO isso está acontecendo? Como isso pode ser feito? Como isso é contado?

Isso é apenas um modelo geral; não é para ser uma ciência ou uma camisa de força. Uma vez que você tenha uma ideia de algumas dessas questões, tente ficar de olho em palavras-chave ou frases, palavras repetidas, contrastes, comparações e expressões de resumo e de conclusão, como “para que”, “por esse motivo”, e assim por diante.


INTERPRETAR

Muitas vezes, a observação desliza para a interpretação. Mas estritamente falando, a observação diz respeito a tentar entender o que está sendo dito, enquanto a interpretação diz respeito à compreensão do significado geral.

A partir do que você aprendeu em sua observação do texto, você está tentando discernir um significado primário da passagem - o que o autor bíblico estava buscando comunicar ao seu público original e o que Deus estava buscando comunicar através desse texto. Uma maneira particularmente frutífera de extrair essas coisas da passagem é fazer perguntas como:

Que condição pecaminosa, quebrantada ou caída está sendo abordada ou corrigida pela passagem?
Qual é o pecado mais profundo que está sendo tratado aqui?
O que levou o autor a escrever esta passagem?

Mantenha essas perguntas em mente para ajudá-lo a descobrir o significado principal do texto.


APLICAR

Depois de observar e interpretar, precisamos aplicar o significado do texto à nossa realidade. Como a passagem que você está estudando se aplica a você e aos outros? Quais passos você precisa tomar para aplicar a Palavra de Deus diretamente em sua vida?

Deixe-me sugerir algo aqui. Acho que nossas reflexões tendem a se ater ao nível superficial do comportamento ou dos hábitos que precisam mudar. Tudo bem, mas muitas vezes uma aplicação mais significativa passa pelo nível do nosso relacionamento com Deus - a experiência de receber sua graça, a confiança em seu caráter e nas suas promessas. À luz disso, gosto de orar usando certas perguntas que me ajudam a aplicar o que tenho lido a minha caminhada com Deus.

Deus, o que você está tentando me dizer através desta passagem?
De que maneiras estou procurando encontrar vida nas coisas além de você, Senhor?
De que maneiras estou procurando ganhar seu favor em vez de viver pela graça?
Como as minhas ações sugerem que estou acreditando em coisas erradas sobre o seu caráter, sobre o nosso relacionamento e sobre o que você disse em sua Palavra?
De que maneira Jesus é a resposta para o meu problema?

Eu gosto particularmente de pensar nessa última pergunta: de que maneira Jesus fornece uma resposta ou solução para o problema do meu pecado? É difícil entrar em discussões e grandes problemas teológicos quando estamos fazendo perguntas como essa.